Top

O Ministério da Saúde implanta em todo o Brasil o Cartão Nacional de Saúde. A CDS participou desde o primeiro momento desse trabalho inovador, disponibilizando a Arquitetura Oracle SOA para a interoperalidade com o Sistema Cartão Nacional de Saúde.

Por meio do Cartão, qualquer cidadão brasileiro poderá, em futuro próximo, acompanhar seu histórico de saúde, em qualquer lugar do Brasil. O Sistema opera por meio do Portal Saúde do Cidadão.

O Registro Eletrônico de Saúde (RES) disponibiliza, via Portal, os dados cadastrais do Cartão, e também o rol de serviços consumidos pelo usuário. O RES é uma ferramenta estratégica, funcionando como um prontuário eletrônico, com interoperalidade total com os sistemas atuais, agregando informações que podem ser compartilhadas com acesso a usuários autorizados.

O profissional de saúde, em todo o Brasil, se valerá da integração de vários sistemas em uma única base de dados, podendo atender melhor cada paciente. E o gestor de qualquer unidade de saúde terá subsídios em elevado nível para a tomada de decisões.

O CadSus é o Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Sua operacionalização se apoia em ferramental da fabricante Oracle.

Todos os municípios

Todos os municípios brasileiros e todos os estabelecimentos de saúde, inclusive aqueles da rede privada, serão interligados. Dentro de algum tempo, toda criança brasileira sairá da maternidade com o Cartão de Saúde emitido eletronicamente.

São situações como estas que colocam o Brasil na ponta da tecnologia neste setor, apenas equiparado a países como Canadá, Inglaterra, Austrália, Espanha e outros menores da Europa, que têm sistemas em níveis semelhantes.

O barramento de integração permite o acesso à informação relativa a cada paciente em qualquer ponto do Brasil, de forma imediata e segura. Teremos o maior banco de dados de cidadãos do mundo para a área de saúde, com previsão de se atender, em médio prazo, a uma população superior a 190 milhões de brasileiros, afirma um dos gestores responsáveis pela solução no DATASUS.

Nas diversas unidades de saúde do país haverá uma impressora especial e equipamentos com conexão à rede digital, permitindo a distribuição dos cartões à população. No Ministério da Saúde em Brasília, uma Sala de Situação, configurada dentro dos moldes tecnológicos mais avançados, permite o acompanhamento on-line da expansão do Sistema por meio de gráficos e indicadores.

CADSUS Web já Disponível

Para os profissionais de saúde que operam a base de dados do Cartão, está disponível na Internet o CadSUSWeb, instrumento que permite visualizar os dados e editá-los em tempo real. Possibilita imprimir imagem e etiqueta do Cartão. O CadSUSWeb pode ser acessado por profissionais que possuem o código de acesso do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos (CNES).

O ambiente permite a consulta, edição, relatórios, cadastro e impressão do documento. Tal impressão pode ser feita em três modalidades: etiqueta no padrão de impressora, impressão direta da mídia e impressão em papel. A variedade permite que o município imprima o cartão de acordo com o recurso de que dispõe.

O Ministério da Saúde incentiva, com liberação de verbas, os estados e municípios que apresentam projetos de soluções informatizadas para se integrar ao Sistema Cartão Nacional de Saúde

A CDS usa o estado da arte da tecnologia em BI (Business Intelligence), BPM (Business Process Management), SOA (Service-Oriented Architecture), sob Infraestrutura Oracle.